História da banda Ska-p (Parte 1)

1994



O Ska-p nasceu como um grupo em 1994, formado por:

Pulpul, vocal e violão
Toni Escobar, violão e coros
Julio, baixo
Kogote, teclados e coros
Pako, bateria

Depois de alguns meses de ensaios, eles gravaram seu primeiro disco, chamado Ska-p, em que já apontava os caminhos de suas letras e músicas, e alguns anos mais tarde viria a torná-los muito popular, mas ainda faltava tempo para isso. Eles tocavam em muitos lugares, para as despesas e um pouco mais, (Galicia, Almeria, Madrid , etc ...), no entanto, não eram conhecidos, e muitos dos seus shows eram para pequenas quantidades de pessoas (e quase ignorados) naquele momento.
 Mas uma música deles destaca-se em Madri: uma música de apoio ao Rayo Vallecano. Os músicos eram muito próximos do bairro de Vallekas (embora apenas alguns de seus membros vivam nele). Na verdade, a banda sempre se move pelas ruas deste bairro e ensaia sobre ela. Esta canção para muitos acaba sendo um hino, e em quase todos os bares do bairro, pouco a pouco se espalhando para outros infernos da cidade, e cada vez mais pessoas passam a saber da existência de um grupo chamado Ska -P com letras muito boas que se opõem às touradas e à corrupção política; antimilitarista, cartas anti-racistas, etc ...
 É por causa da abertura de Platero y Tú, e Extremoduro (duas das maiores bandas de rock nesses momentos), quando sua popularidade sobe outro degrau em Madrid, mas eles ainda tiveram que passar mais algumas coisas antes de finalmente decolar.


1995-1996



Toni Escobar deixa o grupo. Naquela época todos trabalhavam, e à noite ensaiavam. Em alguns casos, era muito difícil conciliar os dois, fora as despesas que tinham com o grupo sem receber nada ou quase nada, ainda tendo que cuidar de suas famílias. Após tentar com alguns músicos, optaram por Joxemi, originalmente Larraga (Navarra). Não era técnico tudo o que se procurava em um grupo como o Ska-P, mas sim sentir aquela história como a deles e acabar sendo mais um. É quando também Pipi entra para o grupo, até então costumava sair disfarçado em algumas músicas e ajudava o grupo a carregar e descarregar o material, e então passaria a trabalhar algumas performances, melhor elaboradas, coisa que com sua habitual autoconfiança e falta de vergonha não lhe custaria muito.
E chega finalmente o show, que definitivamente e junto com a saída de seu novo álbum (Junho de 96), os colocaria em posição privilegiada no cenário musical ibérico: o 9º Vallekas Rock. A partir de então, começam a falar sobre eles como uma banda de músicas contagiantes e um estilo que não deixa ninguém indiferente.

1997-1999



Isso os leva a fazer turnê por todo o país, tocando praticamente em todos os festivais durante os anos 97 a 99. De passagem, eles vão a um chamado que veio do outro lado dos Pirineus para participar de um festival e fazer um pequeno tour na parte sudoeste do país vizinho. Eles vêm sem saber o que encontrarão: uma multidão de franceses em todos os seus shows, que conhecem todas as músicas da banda!
A gravação de "Eurosis" chega, seu terceiro CD, e eles retornam à estrada após quase um mês de descanso ... Mais uma vez eles fazem turnê pela Espanha, e continuam consolidando mais na França, e também fazem sua primeira turnê na Argentina, como abertura da banda Attaque 77, com um show para se destacar no estádio Obras diante de 4.OOO pessoas mais ou menos. E de lá eles vão para o México ... no total um mês tocando por esses dois países, onde deixam uma boa impressão. O último país retornariam em apenas um ano.
Pako, baterista e membro fundador do Ska-P, deixa a banda e Luismi entra como um novo baterista. Velho conhecido do grupo, integra-se sem problemas. Logo eles tocam novamente ao vivo. Eles também são chamados para tocar na Itália, num festival (Arezzo Wave), onde vêem que 10.000 pessoas esperam por eles no festival, cantando todas as suas músicas, e vão embora assim que a banda termina o show.

2000-2002




O tempo passa muito rápido se você faz o que gosta e, acima de tudo, vai bem. Em 2000 lançam um novo CD chamado "Planeta Eskoria" onde endurecem seu som e se tornam um pouco mais sérios, dentro do que cabe em uma banda como o Ska-P onde o humor e a ironia têm um local importante junto ao protesto mais direto. Os passeios neste momento já estão espalhados pela França, Itália, Suíça e Espanha. Parece que eles já são uma banda que não conta apenas no território espanhol, mas já são considerados uma banda internacional. Eles tocaram tanto nesses países quanto alguns anos antes na Espanha. No ano de 2002, eles gravaram seu quinto álbum, o "Que corra la Voz", talvez o álbum mais completo da banda, já que eles consideram uma mistura perfeita da personalidade da banda. Nesse álbum você tem de tudo ... Muita bebida, diversão, ironia e letras bem diretas (como manda a tradição). Os países que estão conhecendo o Ska-P estão aumentando, e fazem uma grande turnê europeia, tocando em países como Hungria, Áustria, Holanda, Bélgica e os já mencionados. Eles também retornam para a América Latina (Argentina, Chile e México), surpreendendo-se com a quantidade de pessoas que iam a seus shows. Nesta última turnê, eles decidem incorporar metais na banda escolhendo dois bêbados de Bilbao, que sopram tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Gari, ao trombone, e Txikitín, ao trompete. Sem dúvida um sucesso, são duas pessoas que se encaixam perfeitamente no estilo Ska-P.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da banda Ska-p (parte 2)

TRABALHO SOB A ÉGIDE NEOLIBERAL: A PRECARIEDADE COMO NORMA