História da banda Ska-p (parte 2)


2004




Acaba de sair o novo CD ao vivo, chamado INCONTROLABLE, que além de contar com 16 músicas gravadas ao vivo por toda a Europa, acompanha um DVD com 13 temas gravados em Nyon (Suíça) e Paris (França). Ademais, incorporam-se todos os videoclipes da banda e imagens na última turnê.
Tinham planejado também gravar na América Latina, mas por problemas de saúde e tempo não pôde ser possível. Em dezembro do ano de 2004, trabalharam em cima de um novo disco que esperavam gravar em 2005.

2005


(tour de despedida Chile)

Um ano muito, muito ruim.
Ano em que a banda decide parar. Seria algo definitivo? Não sabiam, mas necessitavam parar. Pulpul tomou a iniciativa de parar, pois com todo o trabalho intermitente, todos precisavam de um tempo para si e cuidar de suas famílias, dando liberdade para os outros poderem tocar com a banda, se quisessem* (*observação minha tirada de outras fontes).
Lamentavelmente, não lançariam as canções já compostas, precisamente para poder descansar, disfrutar da companhia de familiares e amigos, e fazer trabalhos paralelos.
Ninguém na banda pensaria que não voltaria aos palcos, ainda que de fato acontecesse. Mas teriam que deixar o tempo passar

2008




Parece que o hiato chega a seu fim. 2008 foi o ano de reuniões e um novo disco, “Lágrimas y Gozos”, com temas como “Crimen Solicitationis”, o qual teve videoclipe gravado.
Tudo voltou a ser igual, inclusive ampliaram suas fronteiras para Rússia e Polônia pela primeira vez, voltaram a fazer turnês por toda a Europa e América Latina, como se não houvesse amanhã... E também houve um período de dois anos de silêncio e descanso para repor as forças para o que viria.

2013




Nesse ano, saiu o penúltimo disco da banda, o 99%, com Toni Lopez na produção, lançado e espalhado por toda a Europa e América Latina, com a banda fazendo suas tours. A banda também lançou o clipe da música "Se Acabó" (a letra dessa música marca muito o que acontece aqui no Brasil).

Até o exato momento, o texto é fiel ao que está escrito no próprio site da banda:  http://www.ska-p.com/historia-2/


2014





Ano em que tocaram para um de seus maiores públicos em toda a história, o Woodstock Festival, na Polônia. Nele, a banda gravou mais um DVD contendo várias de suas músicas de toda a discografia da banda. Nesse mesmo ano, a banda fez sua última turnê antes de mais um hiato, também por questões pessoais, sobrecarga de trabalho e falta de tempo, também Pulpul adquiriu problemas que precisavam urgentemente ser cuidados.

2017




Um ano triste para todos os fãs da banda, pois Pipi, o showman mais querido do rock, foi retirado da banda. O comunicado aconteceu no final de 2017 por parte da banda, com resposta de Pipi.
Pulpul afirma que a relação de Pipi e Ska-p/ Ska-p e Pipi não era mais saudável, havia muitas brigas internas e o melhor seria romper a relação. De sua parte, Pipi diz que apenas soube de sua saída do Ska-p por meio do comunicado oficial da banda, e que não era mais chamado para as reuniões da banda, apenas recebia informações do guitarrista Joxemi.
Diante de toda essa turbulência, ou como dizemos aqui, esse CLIMÃO, quero acrescentar que não cabe a nós, fãs, fazer julgamentos morais, e nem assumir lado, pois trabalhei com bandas e sei o quanto as relações são complicadas... Mas sim torcer para que as feridas cicatrizem, e que independentemente do destino, se vai voltar ou não, que essa linda amizade seja reconstruída. Ademais, Pipi é um vocalista e um compositor extremamente talentoso, aliás eu indico seu projeto The Locos, iniciado em 2010 e hoje tocado por ele e o resto da banda. São letras igualmente combativas e um Ska punk da melhor qualidade.

2018




Ano muito feliz para nós, fãs da banda, que esperávamos tanto um novo CD. Aos poucos a banda indicou a proximidade do lançamento do disco ao lançar a música e o videoclipe “Jaque al Rey”, em protesto contra a família Bourbon, que há séculos mantém o seu domínio sobre o país.
Também foi um ano de novidades, algumas péssimas. Pois em abril, o baterista Luismi sofreu um infarto, e teve que ser substituído pelo baterista e amigo pessoal da banda Ivan Guevo enquanto se recupera. Embora tenha adorado Ivan, torço muito pela recuperação e retorno de Luismi.
Também a banda conta com a entrada de Juanan Rivas, que substituiu por um tempoTxikitín quando o mesmo teve problemas no braço, e agora se torna um membro a mais da banda.
Por último, substituindo o Pipi mas sem fazer o backing vocal, a banda conta com o talentosíssimo ator Eloi Yebra, que interpretou o Rei no clipe lançado pela banda. Yebra faz a turnê com a banda e interpreta os vários personagens exigidos pelas músicas.
A banda também lançou o seu segundo clipe, da música “No lo volveré hacer más”, uma das raras canções que não têm contestação política, mas que contagia principalmente a nós, que adoramos encher a cara, e no meio da ressaca fazer inocentemente a promessa falsa de que aquilo não voltará mais acontecer. Pois numa noite nós amamos quem inventou a cerveja e a cachaça, mas no dia seguinte odiamos essas mesmas pessoas. Eloi Yebra se destaca no clipe engraçadíssimo.
Além dos videoclipes, a banda tem vídeos de todas as músicas contendo as letras e algumas cenas, como no caso de “Colores”, “Patriotadas”, “Cruz, oro y sangre”, “Brave Girls”, etc...

ESPERO, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, QUE SKA-P ATINJA AS MENTES E OS CORAÇÕES DE TODOS OS BRASILEIROS QUE LUTAM POR UM MUNDO MELHOR EM TEMPOS TÃO DIFÍCEIS E SOMBRIOS COMO ESSE. POIS A BANDA NUNCA TOCOU NO NOSSO PAÍS, E MAIS DO QUE NUNCA, PRECISAMOS ESCUTAR O QUE ELES TÊM A DIZER.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da banda Ska-p (Parte 1)

TRABALHO SOB A ÉGIDE NEOLIBERAL: A PRECARIEDADE COMO NORMA